Bem Vindo ao 'Greek Mythology'!

Este website foi desenvolvido como parte de nosso trabalho de Sociologia. Seu principal objetivo é apresentar o mito e suas mais variadas vertentes na influencia da cultura dos povos, neste caso em particular a Mitologia Grega. Espero que gostem deste site e que ele contribua de alguma forma para a ampliação de seus conhecimentos. =)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mitologia x Filosofia

Charles Darwin e Alan Kardek:
"De onde viemos? Para onde vamos?"


Compreender que o surgimento do pensamento racional, entre os gregos, foi decisivo no desenvolvimento da cultura da civilização ocidental é condição para que se entenda a conquista da autonomia da racionalidade (Logos) diante do mito. Isso marca o advento de uma etapa fundamental na história do pensamento e do desenvolvi-mento de todas as concepções científicas produzidas ao longo da história humana.

O conhecimento de como isso se deu e quais foram as condiçõesque permitiram a passagem do mito à filosofia elucidam uma das questões fundamentais para a compreensão das grandes linhas de pensamento que dominam todas as nossas tradições culturais. Deste modo, éde fundamental importância que o estudante do Ensino Médio conheça o contexto histórico e político do surgimento da filosofia e o que elasignificou para a cultura. Esta passagem do pensamento mítico ao pensamento racional no contexto grego é importante para que percebamos que os mesmos conflitos entre mito e razão, vividos pelosgregos, são problemas presentes, ainda hoje, em nossa sociedade, onde a própria ciência depara-se com o elemento da crença mitológica ao apresentar-se como neutra, escondendo interesses políticos ou econômicos em sua roupagem sistemática, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário